terça-feira, 30 de setembro de 2008

jornal SOL

Todos os dias tenho por hábito ler os títulos de alguns jornais, eis quando pasmei...mesmo assim, de boca aberta...


«Grand Theft Auto: Chinatown Wars», a nova versão da série de vídeojogos GTA, para a Nintendo DS, promete gerar muita polémica, devido a um mini-jogo onde os utilizadores vão poder traficar seis tipos de drogas diferentes. Especialistas em toxicodependência afirmaram ao SOL que «este tipo de jogos pode ser extremamente prejudicial para as crianças»

- e mais à frente diz assim:


«Com lançamento exclusivo para a Nintendo DS anunciado para este Inverno, «GTA: Chinatown Wars» irá incluir um mini-jogo onde o objectivo é arrecadar tanto dinheiro quanto possível à conta da venda de estupefacientes dentro da cidade.»
«Cocaina, ecstasy, erva, heroína, LSD e «downers» (drogas depressivas) são os seis tipos de drogas que os jogadores poderão traficar.»

Jogo para crianças? Curso de tráfico de drogas em videojogos?
Mas então aparece um tipo que até deve ser inteligente, inventa um jogo para pôr as cabecinhas das crianças a pensar a melhor maneira de traficar droga em grandes quantidades, para arrecadar o mais possivel de dinheiro, para receberem bonus... e ninguém controla isto???

Como diz a noticia:"PODE SER extremamente prejudicial"...PODE SER??? então não têm a certeza? precisam de quê? estatisticas?

Pois... o problema é sempre o mesmo, e só um..."arrecadar tanto dinheiro quanto possível"

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Este domingo

Conheci uma pessoa incrivel, e como hoje já pensei nela mais de 100 vezes, tenho que falar desta senhora de 60 anos, mais de metade muito sofridos...morte súbita do marido...3 filhos para criar com imensas dificuldades, e por vezes com muito pouco reconhecimento da parte deles...tem sido e continua a ser a sua luta de todos os dias, com o pouco que tem, ajuda os filhos... e os netos que foram aparecendo...os problemas de saúde também foram aparecendo.

-Muitas vezes tenho uma sopinha pão e azeitonas, e fico bem...um bocadinho de carne ou peixe dou às minhas netinhas.

O ambiente permitia, e então, a senhora cantou fado, música popular, com saudades de Africa deu o ar da sua graça no quizomba, só um pouquinho porque a perna operada não deu para mais, um brilho fantástico no olhar, apaixonada pela vida e ainda pelo marido.

-Eu digo de coração, nunca conheci homem mais lindo do que o meu...não é por ser meu, mas o meu homem era lindo lindo...estou mesmo a falar verdade.

Não resisti e perguntei:
-Onde vai buscar tanta energia? tanta alegria?
-Olha minha querida, quando sinto que estou a ir ao fundo, vou para o pé do mar, encho os olhos daquela luz, depois fecho os olhos, absorvo a luz e rezo, e é assim que arranjo coragem para enfrentar os meus dias...
Lindo!!! pensei...


Eu não tenho a sorte da senhora de morar ao pé do mar,...mas com mar, com montanha, com sol, com lua...o que me dá força é pensar que alguém precisa de mim.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

é hoje


Abertura oficial dos "trabalhos de grupo", e como moro em frente à escola...é sempre na minha casa.
Claro que dá mais jeito e claro que eu prefiro...aliás, sempre preferi os amiguinhos a brincar em casa das ninas do que ninas brincar em casa dos amiguinhos, com os trabalhos de grupo não é diferente, coisas de mãe galinha, eu sei...

Mas eles passam o ano inteirinho em trabalhos de grupo, isto é optimo para aqueles alunos que gostam de se encostar à "sombra da bananeira"... cabe ao resto do grupo não deixar que isso aconteça, certo? ( é o meu aviso...sempre)Eu sei que certos trabalhos são um bocadinho chatos e não motivam...mas tem que ser!

Então, vamos lá meninos, todos empenhados em apresentar um bom trabalho, porque as bolachinhas para dar inspiração (como diz a nina A) já lá estão à vossa espera!!!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

sonhos de criança

- O que queres ser quando fores grande?
- Cabeleireira, hospedeira ou bailarina.

Ora vejamos, cabeleireira não...desde que cortei os caracóis ruivos da minha boneca preferida, e vi que eles nunca mais cresciam, foi uma aflição, que ainda hoje não esqueci as lágrimas de desgosto; hospedeira não...o meu metro e cinquenta e sete mal medidos nunca me permitiriam voar tão alto; bailarina também não...era coisa de "meninas ricas", nunca passou de umas coreografias que fazia às encondidas no meu quarto, não passou de um sonho que ainda hoje me fascina e me deixa presa em qualquer programa de televisão...(motivo pelo qual gosto tanto do filme - O Sol da Meia Noite -)

E até tenho um desejo que nem é dificil de concretizar, ir um dia ao Teatro S.Carlos, ver o Lago dos Cisnes ou O Quebra-Nozes...ou outro qualquer...
quem sabe, talvez um dia...

(e agora vou ali fazer mais umas facturas, porque o meu trabalho é facturar, facturar, facturar...)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

gosto dos dias assim porque...


Hoje já vesti um casaquinho…a minha peça de vestuário preferida.
Casacos de todos os tamanhos e feitios… gosto de curtos, compridos, com fecho, com botões, pretos ou de várias cores…sabe-me tão bem o abraço quentinho do meu casaquinho.


Hoje vi um, liiinnndooo, numa revista…
Sei que ainda é cedo mas vou pedir ao Pai Natal…

(TAS A OUVIR J ?)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

mais um Outono nos meus dias

Não estou aqui para falar do Outono da vida, nada disso, nada de nostalgia, também não venho falar dos meus dias sem sol, das minhas noites longas, nem das folhas que dizem adeus às arvores e se transformam em tapetes fofos para cobrir o chão nos parques, nem das andorinhas que abandonam os beirais…

Estou aqui, para dizer o que para mim, tem de diferente o Outono.

Para mim não há estação do ano com um Pôr do Sol tão lindo…os tons vermelho, laranja, rosa, roxo, violeta…tem um brilho especial !!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

porque hoje é sexta





Venho aqui rapidinho desejar Bom Fim de Semana, porque o meu vai ser assim:









é isso mesmo... vou para as vindimas, vou dar uma de boa nora e ajudar os sogros, (eles merecem!!!!)

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

confesso


O ditado “filho de peixe sabe nadar” não se aplica minimamente a mim…
Confesso…não tenho jeitinho nenhum para a costura, e sei porquê… desde muito miúda, vi a minha mãe agarrada à máquina de costura, dias inteiros, pela noite fora, desdobrando-se na lida da casa, sem tempo para mais nada. Hoje percebo que ela até gostava do que fazia, mas no meu entender de criança era só um grande sacrifício para entrar mais uns tostões em casa. E desde cedo achei que era uma vida que nunca queria para mim…nas tentativas que fiz para pegar na agulha, havia sempre falta de vontade e falta de jeito…mas aprendi o básico, também era muito mau se eu não soubesse pregar um botão ou subir uma bainha, mas há uma coisa que eu faço, gosto e tenho jeito, mas não tenho muito tempo…ponto cruz, aí sim gosto da agulha…
Mas admito…”sou filho de peixe e não sei nadar”


(guardo todos os vestidinhos que a minha mãezinha fez para as netinhas com muito carinho
)

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

dias da nina M

A minha nina M trabalha a maior parte das vezes com crianças diferentes…algumas casos bem complicados…
Impressionante o amor, a dedicação, a entrega da maior parte dos pais…e ela só com muita persistência e dedicação consegue pequenas vitórias (para os pais grandes vitórias) que comemora comigo quando diz:
-mãe, hoje o meu X ( sim…são todos dela) conseguiu…
-mãe, hoje a minha Y….já me deu um abraço…
-que bom filhota, que bom…

Mas que me deixa a pensar, o quanto deveria agradecer a Deus todos os dias pelas filhas lindas, saudáveis que Ele me deu…

terça-feira, 16 de setembro de 2008

praxes

Caras pintadas, braços e pernas todos escritos, cabelo com farinha, mochila com farinha,
Não acho graça nenhuma, mas pelo menos foi tudo inofensivo…ninguém magoou ninguém… e nada que um banho mais demorado não resolvesse.

E os ninos do 5º também não escaparam, coitadinhos…também não devem ter achado graça nenhuma!!!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

nova etapa

Moro mesmo em frente à escola, é só atravessar a rua…
E é a partir de hoje que a zona da minha vila mais calma no Verão e fins de semana, fica numa agitação durante a semana…da varanda gosto de observar toda a movimentação à volta…carros, autocarros, só os que moram muito perto vão a pé…desde o 5º ao 12º, desde os 10 aos 18 anos…estão todos lá, os mais pequenos receosos e ansiosos com a mudança, os mais velhos completamente integrados no meio…

Para a nina A começa uma nova etapa, grandes mudanças…passa para a secundária, e pela 1ª vez separa-se de coleguinhas que a acompanham desde a pré…mas como ela diz:” – mãe, não te preocupes…ta tudo na boa”… eu vou tentar, até porque verdade seja dita, até agora não me deu grandes preocupações, mas como já passei por lá… sei que é agora é que elas começam…

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

metro em hora de ponta

Andar de metro em hora de ponta tem destas coisas...

A minha amiga ao entrar no metro atrapalha-se na entrada e agarra-se ao 1º varão que encontra, olha para o senhor ao seu lado e vê que também ele se segura ao mesmo varão. Quando o metro pára, diz o senhor:
_ A senhora dá-me licença?

_ Passe, passe!( diz a minha amiga)

E diz o senhor:
_ Não quero passar, quero apenas que largue o meu varão!

A minha amiga ficou assim para o coradito e pediu imensa desculpa.

Tratava-se de um varão para aplicar um cortinado...


Bem amiga…o que eu ri ao imaginar a cena!
E com esta boa disposição aproveito e desejo um Bom Fim de Semana

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

eu fiz

Não são chinesises mas anda lá perto
(recebi via mail)


Este jogo japonês vai mostrar-te se o teu cérebro é mais jovem que tu ou mais velho que o resto do seu corpo!

Como jogar:

1. Tecle "start"

2. Aguarde pelo 3, 2, 1.

3. Memorize a posição dos números e clique nos círculos, sempre do menor para o maior número.

Nota: Comece com o ZERO se ele estiver presente.

4. No final do jogo, o computador vai dizer a idade do seu cérebro!!!

http://flashfabrica.com/f_learning/brain/brain.html



Eu fiz...o meu cerebro é mais novo do que eu!!!! Não acredito, tem dias que o sinto tão cansado...
Experimentem

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

"muita fofos"

As mamãs e os papás de ninos adolescentes sabem do que estou a falar, quem tem ninos pequeninos que se prepare porque vai ser assim ou parecido:

“ganda curte”- quando gostam mesmo
“ganda nóia” - quando é uma maluquice/disparate
“ganda rir” - quando tem graça
“És o rir” - pessoa que diz piadas
“ganda enfim” – quando não tem piada nenhuma/chato/aborrecido

No meio disto misturam uns “memo a sério???” e uns “muita fofo”…mas atenção: expressões completamente proibidas a maiores de 25 anos (tou a esticar) porque não fica bem, perde o sentido… e têm que arranjar outras

“Muita kidos muita fofos” estes nossos ninos

terça-feira, 9 de setembro de 2008

livro de leitura


Agora que o inicio do ano escolar está quase a começar, e a nina A anda à volta com a mochila, lembrei-me que de todos os livros escolares que tive, foi este que me ficou na memória, pelas imagens, ou pelos textos (decorei alguns), até me lembro que nem me importava de fazer cópias...

E o mais curioso...tambem foi o livro da 3ª classe da minha mãe...
incrivel não é?

À dois anos encontrei este livro à venda numa loginha pequenina no meio da serra daquelas lojas que vendem de tudo o que possam imaginar, e comprei. Foi a melhor prenda que dei à minha mãe, ficou tão contente...
Tão diferentes os tempos...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

de volta

E o dia começa assim:
"-Bom dia, então bem disposta? as férias foram boas?"
E sem ser original a resposta é:
"-Foram óptimas, souberam a pouco...e bem disposta? Naaa....o primeiro dia é lixado!!"

Mas soube tão bem, deu para conversar sobre tudo e mais alguma coisa, a boa disposição traz sentido de humor e rimos bastante, preguiçámos o que podemos, muita areia, muitos mergulhos, não li tanto como queria, fizemos longas caminhadas, não resisti a uns brincos novos, aprendi uma série de expressões desta “malta nova” o que me leva a pensar que daqui a uns anos os dicionários vão ser alterados.

E agora que estou de volta nem vou falar da pilha de roupa que vai esperar pacientemente para regressar às gavetas, nem do ataque de coração que ía tendo logo de manhãzinha quando vi a factura dos livros escolares…

Resta-me entrar no ritmo de trabalho nesta resma de papeis e olhar de vez em quando para o meu bronze, que até nem está nada mau…

Boa semana de trabalho para todos
(para mim também… vou precisar)