quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"respira fundo e conta até 10"...

Ando demasiado emotiva, sensível a tudo e a todos, sensível com a falta de tolerância. Facilmente fico em nervos, com uma vontade de chorar incontrolável, chego a sentir desespero!


Não digam a ninguém, mas cá para mim, a “bendita menopausa” anda a rondar por aqui!

Procurei na “bendita net” um exercício de concentração e relaxamento que me pudesse ajudar. Encontrei vários…e por que não tentar?

Tentei! Logo à primeira, a concentração não foi tão bem conseguida, mas com a continuação tornou-se um exercício muito agradável. Embora tenha inquietações em que não há exercícios que me valham…

Mas isso agora não interessa e resolvi partilhar convosco.
Quem sabe também anda aí desse lado uma “bendita-qualquer-coisa-a-chatear”



Exercício para relaxar/acalmar

“Esta é a maneira mais simples e também a mais efectiva de se auto induzir com o objectivo de alcançar relaxamento, tranquilidade, paz!
Comece exactamente onde está agora. Não há a necessidade de nenhuma condição externa específica. Apenas procure assumir uma posição erecta, confortável... Se a situação permitir, feche os olhos. Também se não for possível, isso não fará a menor diferença. Observe mentalmente a sua respiração. Não precisa fazer nada em relação à sua respiração, apenas tome consciência do modo como respira, o mecanismo fantástico que permite que o ar penetre em suas narinas, desça pela sua garganta, enche seus pulmões, expulsa o ar utilizado que lá se encontra estagnado fazendo-o retornar pela sua garganta até ao nariz e daí para o exterior. Observe... Perceba o ritmo com que isso acontece. Sinta a diferença de temperatura do ar que entra e o do que sai. Conte mentalmente quantos segundos gasta para inalar o ar, para mantê-lo nos pulmões e para exalá-lo para o exterior. Deixe que esse processo ocorra sem interferência, sem observações, sem comentários...apenas deixe fluir...
Quando estiver bem à vontade, comece a observar mentalmente as diferentes partes do seu corpo. Faça uma sequência lógica para não esquecer nenhuma parte. Comece pela cabeça e vá descendo até aos pés, ou faça o inverso, como preferir. Onde sentir alguma tensão, algum desconforto, demore um pouco mais por lá. Continue a sua viagem mágica, deixando tudo relaxado e em perfeita ordem por onde passa. Faça deste exercício um hábito saudável, forte e salutar.
Quando terminar, faça algumas respirações profundas, espreguice-se e volte à sua actividade normal.”

Sem comentários: