segunda-feira, 20 de abril de 2009

refúgio

Temos um pequeno refúgio perto da serra da Lousã, uma pequena aldeia entre serras, onde há hortas e pinhal, onde as horas passam ao som do sino da capela...casa dos meus avós, restaurada por nós com muito carinho, casa pequena mas muito acolhedora...casa de fim de rua onde só passa quem mora e o padeiro todos os dias e um peixeiro uma vez por semana...onde todos são como família e os vizinhos moram a 2 Km...

Uma das coisas que me fascina é o modo de falar:
dejuar é tomar o pequeno almoço, às ruas chamam caminhos, as pitinhas são galinhas, estar á minha beira é estar a meu lado, fazer a janta é fazer o jantar, apanhar a carreira é andar de autocarro, levar uma nalgada é levar uma palmada, as arrecadações são lojas, aos nomes das povoações acrescenta-se muitas vezes cimeiro ou fundeiro para distinguir povoação de cima ou de baixo...
Podia continuar e ficava um post imenso!

É assim a "minha aldeia" que viu nascer a minha maezinha, muito mais dela que minha, mas onde me sinto como se fosse o meu lugar e é lá, que muitas vezes quero estar!

( a foto retirada do google é da ribeira de pêra )





8 comentários:

PB disse...

Também tenho o meu refúgio, na Beira e sabe tão bem...
Beijinhos

Unknown disse...

ha sitios q nos revigoram corpo e mente...

bjinhos karinhosos
Karoxinha

Sandra disse...

Albana,

é muito bom mesmo ter um local assim, onde de nos encontramos com nós próprios ... as nossas origens.

A avaliar pela foto e pela tua descrição, é um sítio lindo!

Beijinho grande e uma boa semaninha amiga

cilinha disse...

olá ... é tao bom estar em descanso numa aldeia dessas ....essas aldeias tem gente pura.....uns dias ai passados faz bem á alma ...porque nao poes fotos dessa aldeia ,por aquilo que dizes deve de ser linda....

beijinhos

Amélia Batista disse...

E é uma zona lindissima. Passei por lá este fim de semana e adorei a pacatez da aldeia... a beleza do lugar... Até a minha filha que não é muito apreciar esses lugares ficou encantada e disse que gostava de lá ter uma casa. Que bom para ti.
Beijinho grande.

Unknown disse...

Que belo refugio,parabens pelo seu blog,bjs Alexis...

Paula C. disse...

Sabe tão bem ter um refúgio assim. Há lugares que são mesmo especiais e que nos revigoram a alma. Eu conheço Castanheira de Pêra. Essa zona é linda.

Beijinhos,

Paula

APO (Bem-Trapilho) disse...

ao ler-te relembro a aldeia da minha mãe! adorei! :)
bjo grande amiga! Obrigada pela visita!